Emulsões Acústicas na Construção Civil: Atendimento aos Requisitos da Norma ABNT NBR 15575:2021

Data de publicação : 03/06/2024

A norma de desempenho para edificações habitacionais, ABNT NBR 15575:2021, apresenta requisitos para diversas disciplinas e parâmetros. Uma dessas disciplinas é a de acústica, para a qual a norma define critérios mínimos para diversas situações como para divisórias entre unidades e sistemas de piso entre unidades.

Figura 01: ilustração técnica das camadas de aplicação de procryl antirruído

 

Assine a newsletter
da Universidade Trisul

 

Para garantir o atendimento aos requisitos de desempenho acústico para o ruído de impacto entre unidades de pavimentos distintos, cada vez mais têm sido utilizadas na construção civil soluções do tipo “emulsões acústicas”, compostas por material emborrachado. Essas soluções são eficazes do ponto de vista acústico para garantir o atendimento mínimo da norma de desempenho. Já para a construtora, são soluções fáceis de serem instaladas, com espessura reduzida e que não sobrecarregam a estrutura, por serem leves.

Figura 2: exemplo de aplicação de emulsão acústica (procryl antiruído).

Entretanto, uma das desvantagens desse tipo de solução é que pode não ser suficiente em casos específicos como empreendimentos que buscam ao atendimento ao desempenho intermediário ou superior e até mesmo ao mínimo nas situações de áreas lazer de uso comum sobre unidades.

Para validação desse tipo de solução, é imprescindível que o fornecedor da solução apresente o relatório de ensaio em laboratório do ΔLw do seu material para comprovação da eficiência acústica. Para definição de onde esse tipo de solução deve e pode ser utilizada, é necessária a simulação de desempenho acústico da edificação por parte de um especialista.

 

FONTE: Giner - Acústica, Térmico e Lumínico